Animação 'Miúda e o Guarda-Chuva' estreia em Curitiba na mostra infantil NAVE, no Cine Passeio

29/09/2019

Uma plataforma para mundos diferentes, a mostra NAVE – Mostra Circulante de Cinema para Crianças –, aportou em Curitiba, no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro), com a proposta de promover uma jornada pelo cinema feito para criança. Com a grande escala da imagem projetada, o som que envolve em um trabalho de mediação que apóia na construção dessa experiência: a NAVE usa da magia da sala escura do cinema para criar experiências singulares e significativas para o público infantil.

Nos próximos dias 1º, 2 e 3 de outubro (terça, quarta e quinta), entra em cartaz como estreia em Curitiba o longa-metragem “Miúda e o Guarda-Chuva”, que apresenta uma trajetória que remonta o ano de 2009, quando a obra estreiou nos palcos baianos. Com duas sessões diárias, às 10h e 14h, o filme conta a história de Miúda, uma menina míope e imaginativa, que cuida de sua planta carnívora de estimação, com muito amor e formigas fresquinhas. Às vésperas de completar 7 anos, Miúda deseja apenas que a planta lhe chame pelo seu nome, mas a planta exige cada vez mais formigas. Estas, cansadas de serem comida de planta, bolam um plano que envolve poesia, guarda-chuvas e uma máquina do tempo. A menina atravessa uma jornada para compreender o mundo à sua volta e aprende que crescer é fazer escolhas.

O filme “Miúda e o Guarda-Chuva” e as outras produções da NAVE contam com entrada gratuita e se dividem em seis diferentes etapas até o final do ano. O projeto é realizado com incentivo do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC), da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Escolas da cidade e Região Metropolitana podem agendar gratuitamente grupos de alunos para participação das sessões. Acompanhe a programação e as novidades da NAVE pelo Instagram oficial @navecine

Elenco:
Miúda – Luana Carrera

Planta Carnívora - Harildo Deda

Formiga Azul - Daniel Calibam

Formiga Branca - Yoshi Aguiar

Seu Zé - Fábio Costa

Inércia –Ariane Souza

Ficha Técnica:

Roteiro: Paula Lice e Victor Cayres

Direção: Amadeu Alban

Codireção: Paula Lice e Victor Cayres

Direção de Arte: Igor Souza

Produção Executiva: Amadeu Alban, Marcio Yatsuda e João Calmon

Produtores Associados: Aline Muxfeldt S. Belli e Rubens Belli

Distribuidora: Fênix Filmes

Montagem: Amadeu Alban

Trilha Sonora Original: Luciano Simas e Ronei Jorge

Desenho de Som e Mixagem: Jorge Solovera

MIÚDA E O GUARDA-CHUVA

(Brasil, 2019, 74’)

Indicação: livre (principalmente para crianças de +7 anos)

Sinopse:

Miúda cuida de sua planta carnívora com muito amor e formigas fresquinhas. Ela deseja apenas que a planta lhe chame pelo seu nome, mas a planta exige cada vez mais formigas. Estas bolam um plano que envolve poesia, guarda-chuvas e uma máquina do tempo. A menina aprende que crescer é fazer escolhas.