'Espíritos Obscuros' aborda questões sobre abuso infantil, lendas indígenas e preservação ambiental

09/11/2021

Cred - Divulgação/Reprodução

Com direção de Scott Cooper e produção de Guillermo del Toro, "Espíritos Obscuros", que está em cartaz nos cinemas, apresenta uma história de terror e suspense que foge do convencional.

O longa gira em torno de uma cidade isolada de Oregon, nos EUA, onde uma professora do ensino fundamental, interpretada por Keri Russel, e seu irmão xerife, vivido por Jesse Plemons, se envolvem com um enigmático aluno (Jeremy T. Thomas), cujos sombrios segredos levam a encontros aterrorizantes com uma lendária criatura ancestral.

ATENÇÃO! O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS

"Espíritos Obscuros" não é apenas um simples filme de terror, ele vai além e aborda temas muito maiores que espíritos sobrenaturais, como abuso infantil, lendas indígenas e preservação ambiental.

ABUSO INFANTIL - O abuso infantil pode ser visto através da relação do jovem Lucas Weaver (Jeremy T. Thomas) com seu pai que é possuído pelo espírito do Wendigo – a criatura ancestral mitológica. Mesmo com o pai possuído, Lucas não mede esforços para cuidar dele e de seu irmão mais novo. O tema também é abordado com as memórias de Julia (Keri Russell) e com falas do seu irmão Paul. “Há, entre eles, uma história familiar sombria”, conta a atriz Keri Rusell, sugerindo o abuso que Julia e seu irmão Paul sofreram quando crianças. “Talvez como uma distração de tudo isso, ela fica intrigada, depois obcecada, por um perturbado aluno dela”.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - A criatura do filme é uma metáfora particularmente pungente para as turbulentas relações que os humanos possuem na atualidade com a Terra. O Wendigo traz a mensagem de que se alguém invadiu um território que não estava autorizado a invadir, ele irá consertar esta situação. É a partir dessa premissa que o pai de Lucas é possuído pelo espírito da criatura, já que ele estava utilizando uma caverna para produzir drogas.

LENDAS INDÍGENAS AMERICANAS - O Wendigo (também encontrado como “winddsgvigo” ou “wetiko”) é o espírito central do filme. Conhecido como uma criatura mitológica semelhante a um cervo e/ou espírito maligno na mitologia das tribos indígenas americanas, a lenda conta que ele vive nas florestas do norte da Nova Escócia, na costa leste do Canadá e na região dos Grandes Lagos do Canadá. O Wendigo é amplamente conhecido como uma criatura destrutiva e canibalista associada ao inverno, ao frio e à fome.

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM