Espaços públicos serão transformados em palcos repletos de arte em mostra do Festival de Curitiba

21/03/2022

Cred capa - Humberto Araujo

De 1º a 9 de abril, o Festival de Curitiba promove a Mostra Festival na Rua, que levará a arte para vários espaços públicos da capital paranaense, de forma totalmente gratuita.

O Festival na Rua busca a democratização da cultura, pois não há cobrança de ingressos e acomodamos maior número de pessoas de maneira acessível a todas as classes sociais”, explica a coordenadora da mostra, Carol Scabora.

O Festival na Rua contará com um total de 130 apresentações, em 11 espaços públicos, e com um total de 60 companhias locais. A novidade desta edição é que quatro espaços terão estrutura de palco, com iluminação e sonorização, localizados na Praça Santos Andrade (Travessa Alfredo Bufren, S/N – Centro), Centro Cultural do Boqueirão (Rua José Guercheski, 281), Praça Rui Barbosa (Rua André de Barros, S/N – Centro) e Ruínas São Francisco (Rua Jaime Reis, S/N – Centro).

Os outros seis espaços preparados para receber as apresentações ficam na Boca Maldita, Parque Barigui, Largo da Ordem, Centro Pop Plinio Tourinho (Rua Engenheiro Rebouças, 845 – Jardim Botânico), Praça da Bíblia (Rua Nossa Senhora dos Remédios - Fazenda Velha, Araucária), e no Calçadão de São José dos Pinhais (Rua Quinze de Novembro – Centro).

Atrações

Entre os espetáculos há peças e artistas vencedores dos principais prêmios do teatro e destaques da cultura nacional. É o caso do espetáculo de estreia “Roberta, uma Ópera Rock”, que tem na direção artística Nena Inoue, vencedora do Prêmio Shell, e composição e direção musical do maestro Alessandro Sangiorgi. A estreia está marcada para o dia 1° de abril, às 19h30, na Praça Santos Andrade. Ao todo, serão sete apresentações gratuitas ao ar livre até o dia 9 de abril, na Praça Santos Andrade e também no Centro Cultural Boqueirão.

O espetáculo retrata a trajetória de um grupo de jovens que, na década de 80, circula pelas ruas da cidade em busca de respostas para seus dilemas. A tragédia contemporânea funde as linguagens da Ópera Clássica e do Rock and Roll para falar de amor e do uso de drogas na juventude.

Outra peça premiada presente na Mostra Festival de Rua é “Hi, Breasil!”, ganhadora do Gralha Azul, que estreia no dia 2 de abril, às 17h, na Boca Maldita e terá outras duas apresentações: dia 3, na Praça Santos Andrade, às 14h30, e dia 9, no Parque Barigui, às 18h.

"Hi Breasil” é a terra de um professor, uma mãe, uma atriz, uma jovem e um peixe que, por medo de ser fisgado, nada. É uma terra construída que fricciona o real com o ficcional, o presente e passado e eclode em momentos de realidades poéticas.

Espetáculos com acessibilidade

A acessibilidade também estará presente na Mostra Festival na Rua. Com audiodescrição, o festival conta com as seguintes peças: “Tupi Pererê” (dias 02 e 03/04, às11h, na Praça Santos Andrade); “Negro não Nego” (no dia 7, às 16h, no dia 8, às 12h e no dia 09, às 20h, nas Ruínas São Francisco); “Pitombas do amor” (no dia 7, às 18h30 e no dia 8, às 12h30, no Palco Boca Maldita e Praça General Osório);

Já na lista de espetáculos com acessibilidade em libras temos: “Bamberê”, nos dias 08 e 09/04, às14h30, na Praça Santos Andrade); “Aqui é minha casa” (nos dias 7,8 e 9, às 19h30, na Praça Santos Andrade); “Fandango” (dias 2 e 3, às 15h, no Palco Boca Maldita - Praça General Osório); “Fome” (no dia 6, às 16h30 e 19h30, na Praça Santos Andrade).

O espetáculo “Astrocirco” terá tanto libras quanto audiodescrição (no dia 4, às 10h e às 14h, no Parque Cachoeira).

Programação Completa – A programação completa da Mostra Festival na Rua, com os horários e locais de todas as cerca de 60 peças, pode ser acessada através do site https://festivaldecuritiba.com.br

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM