Espetáculo 'Homem ao Vento', de Marcos Damaceno, promove temporada de sessões gratuitas pelo interior do Paraná

01/08/2022

Capa - Cred Bernie Walbenny

De 1º até 9 de agosto, as cidades de Paranavaí, Campo Mourão, Maringá e Arapongas recebem uma das mais comentadas montagens da Cia.Stavis-Damaceno, ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia em 2019 e, apontada pelo jornal Folha de São Paulo, como um dos melhores espetáculos nacionais em 2018, “Homem ao Vento”.

A peça, que tem entrada gratuita e ocorre em Paranavaí no Centro de Eventos (Av. Dep. Heitor Alencar Furtado, 3260), em Campo Mourão no Teatro Municial (Av. Com. Norberto Marcondes, 684), em Maringá na Oficina de Teatro da UEM (Av. Colombo, 5790 – Bl A34) e em Arapongas no Cine Teatro Maurá (Rua Uirapuru, 55), coloca o espectador em uma sala de ensaios, em um espaço em que nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma mostra melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo. As relações aparentemente caóticas entre os personagens - e mesmo entre os atores - vão se transformando no decorrer da peça, revelando universos complexos entre pai, mãe e filho, homem e mulher, homem e menino, vida e arte, o amor e a morte, a ordem e o caos, a memória e a invenção. O texto, escrito pelo premiado dramaturgo Marcos Damaceno, foi dirigido pelo autor junto com Rosana Stavis.

'Homem Ao Vento' foi ganhador do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia em 2019 - Cred Daniel Siwek

O “Homem ao Vento” segue características comuns aos trabalhos da respeitada companhia, como o foco na palavra, com atenção especial dada ao ritmo e à musicalidade das falas, dando destaque, além da ambivalência de questões como a ordem e o caos, também à realidade e à imaginação, assim como ao tratamento e à dimensão que esses textos ganham nas vozes dos atores.

No espaço, a plateia é disposta em formato de arena, com o elenco no meio do público. “Essa disposição é ideal para Homem ao Vento, que tem um tom mais intimista na relação entre atores e público”, afirma Damaceno.

Na peça, 9 atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações - Cred Bernie Walbenny

Além de Rosana Stavis, recentemente indicada aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil por sua atuação em “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, o elenco ainda conta com Gabriela Berbert, Pagu Leal, Marwen HD, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra e Marrara Mara.

Os ingressos para o acesso serão liberados antes do espetáculo, por isso é importante que o público chegue cedo.

“Homem ao Vento” é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e conta com apoio da Copel.

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM