Direitos autorais, inteligência artificial e direção cinematográfica são alguns dos temas das oficinas gratuitas do Olhar de Cinema. Saiba como se inscrever

16/05/2024

Cred - Olhar de Cinema promove seminários gratuitos - Cred Walter Thoms

 

O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, anunciou a abertura das inscrições para as oficinas que acontecerão entre 12 e 20 de junho. 

 

O evento, que segue para sua 13ª edição, além de promover a democratização do acesso ao cinema, com a exibição de mais de 80 produções cinematográficas de todo o mundo a preços acessíveis, ainda oferece oficinas gratuitas com profissionais de diversas áreas do cinema, indo desde direção cinematográfica, escrita de projetos e até direitos autorais. 

 

Para a edição de 2024, o festival reunirá o cineasta Bruno Costa, que falará sobre sua experiência como diretor em obras como “Mirador” e na série “Cidade de Deus”, a ser lançada ainda neste ano pela Max, focando nas diferentes etapas até a finalização do projeto; o fomentador cultural e coordenador do comitê de cultura do Paraná,  João Paulo Mehl, que falará sobre escrita criativa de projetos e a influência da inteligência artificial; e a advogada Nanashara Piazentim, falando sobre aspectos legais da produção audiovisual no Brasil, com enfoque na compreensão da propriedade intelectual serão abordados temas como autoria, titularidade, obras protegidas, usos livres e contratos de produção e distribuição.

 

As inscrições para as oficinas podem ser feitas até o dia 25 de maio pelo site oficial www.olhardecinema.com.br

 

Sobre os cursos: 

 

“Ideias Inovadores, Escrita criativa de projetos e a Inteligência Artificial”, com João Paulo Mehl - Essa oficina é uma jornada criativa de dois dias que une a arte da escrita de projetos culturais e a inovação da Inteligência Artificial. Iniciando com o envolvente “Jogo da Democracia”, os participantes colaboram na geração de ideias e propostas culturais. Através de técnicas participativas, eles desenvolverão um resumo executivo coletivo, definindo as bases do projeto. A segunda parte da oficina se dedica a explorar o potencial da inteligência artificial na escrita criativa, incluindo uma mini aula sobre o uso de prompts. Esta oficina é perfeita para profissionais da área cultural, escritores, artistas e todos que buscam expandir suas habilidades criativas e técnicas na elaboração de projetos inovadores. 

 

“Direção cinematográfica ou ‘Como eu Vim Parar Aqui?’”, com Bruno Costa - Nesta oficina, a ideia é, de forma descontraída, falar um pouco da minha experiência na direção de filmes e, a partir de exemplos concretos, trazer algumas reflexões sobre esse ofício. Vamos abordar todas as etapas da direção cinematográfica, passando pela análise do roteiro, direção de atores, relação com outros departamentos até a montagem e finalização. Focaremos mais especificamente na dinâmica do set de filmagem, sobre as escolhas que precisam ser feitas pela direção e discutir sobre as implicações éticas e estéticas dentro da obra. Em resumo, trocaremos experiências sobre as agruras e alegrias de um diretor de cinema. 

 

Direito Autoral na Indústria Cinematográfica”, com Nanashara Piazentim - Esta oficina pretende se aprofundar nos principais aspectos legais da produção audiovisual no Brasil, com enfoque na compreensão da propriedade intelectual serão abordados temas como autoria, titularidade, obras protegidas, usos livres e contratos de produção e distribuição. O objetivo é capacitar profissionais e reconhecer e entender os direitos envolvidos na realização audiovisual, proporcionando confiança e segurança jurídica na produção audiovisual e nas negociações envolvidas. Utilizando uma abordagem prática, inclui estados de caso da indústria, análise de decisões judiciais e discussões interativas  para promover uma compreensão dos direitos jurídicos fundamentais que compõem a indústria cinematográfica. 

Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema. A 13ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba é realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo também o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e pelo Ministério da Cultura - Governo Federal, com patrocínio do Itaú e Peróxidos Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição.

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM