Exposição gratuita ''NUNCA SERÁ O SUFICIENTE'' entra em cartaz no MuMa
16/07/2024
Capa - Cred Thaise Amorim
De 19 a 26 de agosto, o Museu Municipal de Arte (MuMa), localizado no bairro Portão, recebe a exposição "NUNCA SERÁ O SUFICIENTE".
Assinada pelo artista visual Rafael Rodrigues, a exposição, que tem entrada gratuita, reúne seis obras, entre painéis e tecido, que discutem a impressão e a reprodução da imagem de um corpo masculino idealizado, bem como as formas de controle que essas imagens lançam sobre nós.
O nome da mostra faz referência aos esforço de superação do regime de controle proposto pela ideia de um padrão de beleza masculinizado, que, para se manter, precisa estar em constante atualização.
Rodrigues explora o tema desde sua formação, na Universidade Estadual do Paraná - FAP, e, a partir daí, vem buscando novos formatos e materiais para debater questões contemporâneas com a gravura, por meio de uma matriz (o material usado para produzir a imagem que será impressa, que, no caso, é um boneco de plástico); a cópia — impressão gerada pela matriz — e sua repetição. O processo tem início a partir de um boneco plástico e repetidas impressões em painéis de acetato e tecido.
Interessa, aqui, a relação do corpo masculino com a matriz e os múltiplos significados da palavra impressão, que remonta tanto ao trabalho da gravura como às consequências sensíveis àquele que se propõe a fruir pela obra. Também podemos perceber que, ao tentar esgotar a imagem por meio de milhares de repetições, a diferença começa a aparecer. No entanto, o foco da discussão da exposição está mais na impressão enquanto ação do que na gravura enquanto meio — ou seja, no poder que exerce e nas sensações que provoca o padrão de beleza masculino na própria masculinidade.
A exposição "NUNCA SERÁ O SUFICIENTE" ocupa a Sala Célia Neves Lazzarotto. O MuMa fica localizado na Av. República Argentina, 3430.
Rafael Rodrigues é artista visual, produtor cultural e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.