Mostra ''Olhares Cruzados'' vai de 23 de junho a 1º de julho, em São Paulo

21/06/2023

Capa - Fátima Farkas, Hilário Kleiman e Isabella César - Cred Divulgação/Assessoria Vicente Negrão

 

De 23 de junho a 1º de julho, das 14h às 20h, a exposição Olhares Cruzados ocupará a Galeria Contraponto, na Vila Madalena, em São Paulo. 

 

A mostra traz obras de três artistas integrantes do grupo Contraponto,  Fátima Farkas, Isabella César e Hilário Kleiman, que se reuniram em torno do ateliê de Sérgio Fingerman, o curador da exposição, para cruzar seus diferentes pontos de vista, abordando territórios como o descaso, a solidão e o apagamento.

 

Fátima Farkas - Cred Divulgação/Assessoria Vicente Negrão

 

Fátima Farkas, que tem sua origem profissional ligada ao design, migrando depois para as artes plásticas através da vivência na escola do Parque Laje, traz uma forte ligação com as questões brasileiras étnicas e culturais.

 


Isabella Cesar - Cred Divulgação/ Assessoria Vicente Negrão

 

A artista Isabella Cesar explora os aspectos das imagens que sofrem com o desgaste do tempo. A série que apresenta em Olhares Cruzados foi produzida durante a pandemia, quando, confinada em casa, foi tocada pelo silêncio do abandono provocado pela imagem deteriorada da piscina de um imóvel vizinho. Isabella passou meses fotografando diariamente a aparência da piscina, e esse aspecto abandonado, esquecido e despreocupado do real provocou reflexões silenciosas e perturbadoras na artista, que passou a articular um diálogo artístico com a realidade da piscina em busca de extrair um encantamento da degradação. 

 

Hilário Kleiman - Cred Divulgação/ Assessoria Vicente Negrão

 

Atento ao movimento artístico nacional, Hilário Kleiman – que foi aluno de Dalton de Lucca, Setsuko Katayama, Manoel Fernandes e Paulo Pasta – revela em suas obras a preocupação com o que nos resta da percepção de humanidade e provoca o observador a olhar seus trabalhos oníricos, sempre havendo uma estranheza presente que torna a obra melancólica e induz o observador a refletir sobre o que está realmente vendo. 

 

Espaço Contraponto fica localizado na Rua Medeiros de Albuquerque, 55– Vila Madalena, São Paulo. 

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM