Curta-metragem "Corpo Preto" expõe o racismo na assistência médica

04/04/2025

Capa - Cred Reprodução

O curta-metragem "Corpo Preto", lançado pelo Instituto Yduqs e Instituto de Educação Médica (IDOMED), revela a realidade do racismo no contexto da assistência e serviços de saúde no Brasil. 

Com foco nas microagressões e discriminações sofridas por pessoas negras, a iniciativa questiona as diferenças no atendimento médico e os impasses raciais que afetam a qualidade de vida dessa significante parcela da população, com o intuito de provocar uma reflexão sobre as consequência do racismo estrutural na saúde. 

A produção acompanha a jornada de um homem negro enfrentando a indiferença e negligência de profissionais desta área.  A equipe de criação optou pelo uso de câmera e efeitos para desfocar o paciente e simbolizar justamente essa ausência de atenção, evidenciando a sua invisibilidade. O curta destaca o distanciamento e a falta de cuidado, mostrando de forma contundente as barreiras que pessoas negras enfrentam até no momento mais crítico de suas vidas.

Assista no Youtube: 

O insight do filme surgiu baseado nos estudos das instituições do projeto MEDIVERSIDADE, que trabalha para incluir as diversas etnias e condições sociais nos cuidados de saúde. O curta destaca o alarmante fato de que apenas 3% dos médicos no Brasil são negros, segundo dados do Conselho Federal de Medicina de 2023.

Dados reais, extraídos de diversos estudos e publicações, demonstram a desigualdade no atendimento: pacientes negros esperam, em média, 10 minutos a mais para serem avaliados. Além disso, consultas com pacientes negros duram, em média, 47% menos do que com pacientes brancos. Eles também têm menos chances de realizar exames de imagem ou raio-X, o que pode comprometer diagnósticos precoces e precisos. O tempo entre o diagnóstico e a cirurgia é, em média, 6,7 dias maior para pacientes negros, evidenciando um viés sistêmico que pode afetar diretamente a sobrevida e qualidade de vida dessa população.

O curta foi lançado no dia 01/04, no Cinema Estação do Shopping da Gávea, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Após a sua exibição, ocorreu uma mesa redonda com debate sobre o tema, com a presença de Amanda Machado, professora, médica e membro do Núcleo de Inclusão, Diversidade e Humanização (NIDH) do IDOMED; e Nany Oliveira, diretora do curta. O papo foi intermediado por Annelise Passos, gerente de Projetos em Diversidade e Inclusão da Artplan.

Para ampliar a visibilidade do projeto, serão realizadas ações de comunicação focadas no letramento racial, incluindo exibições especiais do filme em cinemas nacionais, ativações com influenciadores digitais, palestras com especialistas e divulgação em mídias Out of Home (OOH).

Paralelamente ao conteúdo audiovisual, foi desenvolvido um material inédito na medicina: o livro “Nigrum Corpus - Um estudo sobre racismo na medicina brasileira”. Baseado em depoimentos reais, o livro é um material educativo que evidencia os vieses dentro da área da saúde, abordando a origem do problema já na formação dos profissionais de saúde.  O objetivo é que o material seja distribuído para as principais faculdades de medicina do país, a fim de priorizar a formação de médicos mais conscientes, empáticos e preparados para enfrentar o racismo institucional.

O curta foi criado pela agência Artplan.

Ficha Técnica
Título: CORPO PRETO
Agência: Artplan
Anunciante: Instituto Yduqs e Idomed
CCOs Grupo Dreamers: Rafael Gil, Rodrigo Almeida
CCOs Artplan: Marcello Noronha, Rodrigo Almeida, Rafael Gil
ECD: Ricardo Weitsman
Direção de Criação: Victor Emeka, Eric Ribeiro, Felippe Mendonça, Rafael Jardim
Criação: Marcello Noronha, Rodrigo Almeida, Rafael Gil, Eric Ribeiro, Felippe Mendonça, Rafael Jardim, Pedro Chaves, Kauan Sierota e Andressa Gomes
Diretora Geral Artplan Rio: Ana Paula Sanchez
Head de Negócios e Atendimento: Cristiana Miranda
Diretora de Contas: Priscilla França
Gerente de Contas: Rachel Selouan
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Diretora de Planejamento: Aline Freitas
Diretora de Projetos: Aurora Blotta
Gerente de Projetos: Andrea Hedler
Head de RTV: Felipe Cunha
Gerente Audiovisual: Patrícia Cortes
Produtora Audiovisual: Karoline Justino
Head de Mídia: Joana Chulam
Diretora Geral de Mídia: Sabrina Frota
Diretora de Mídia: Samantha Rodrigues
Diretora de Creative Data: Carolina Amorim
Supervisor de Creative Data: Adelson Tuche
RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz
Diversidade e Inclusão: Debora Moura e Annelise Passos
Equipe IDOMED: Silvio Pessanha Neto (CEO do IDOMED), Marcel Desco (VP de Vendas e Marketing YDUQS), Claudia Romano (VP do Grupo Educacional Yduqs), Renata Tasca (Diretora de Estratégia de Marcas e Mídia IDOMED), Marcelle Lima, Jaqueline Nunes, Renata Barros, Juliana Cardoso, Vanessa Bussolini, Daniel de Brito, Paulo Victor Nascimento e Jessica Lia.
Equipe Instituto YDUQS: Claudia Romano (Presidente Instituto YDUQS), Silvio Pessanha Neto (VP do Instituto YDUQS), Joice Portella, Isabela Túbero, Alexandra Borges, Anne Caroline Silva, Jhon Figueiredo.
Produtora de Filme: Untitled
Direção: Nany Oliveira
Produtora Executiva: Karin Nantes
Ator: César Mello
Diretor de Fotografia: Paul Bessa
Assistente de Direção: Juliana Antich
Producers: Paula Soares e Danielle Makauskas
Coordenação: Camila Gouveia e Camilla Bastos
Diretora de Arte: Ione Maria
Diretor de Produção: Daniel Caldeira e Jonny Stefanelli
Pós-produção: Space Gorilla Post
Produtora Executiva de Pós: Ana Ourique 
Montadora: Daniela Guimarães
Finalizadora: Rafaela Bitencourt
Supervisor de VFX: Marcell Hernandes
Compositores: Valdo Caetano e Iuri Tampolski
Motion: Pedro Gebara
Color Grading: Psycho N’ Look
Supervisão de Imagem: Marcio Pasqualino, ABC
Colorista: Marcio Pasqualino, ABC 
Produtora Áudio: RAW
Direção Musical: Hilton Raw
Compositor de Trilha Original: Fernando Forni e Will Sebastião
Diretor de Gravação de Voz: Robério Barbosa
Desenhista / edição e mix de Som: Philip Braunstein e Enrico Maccio
Atendimento: Carol Peternelli
Fotos Cartazes: Mauricio Nahas
Tratamento de Imagem: Fujocka

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM