Dia do Nordestino: Conheça 4 lugares para comer em Curitiba e se sentir em um pedacinho do Nordeste

08/10/2023

Créd. Arq. Divulgação

Anualmente é comemorado no dia 8 de outubro em todo o país o “Dia do Nordestino”. A data faz uma homenagem para a cultura nordestina e toda a sua diversidade folclórica e típica da região, bem como para o seu povo, que é considerado um verdadeiro tesouro da cultura nacional e, também, uma das principais identidades brasileiras. A região do Nordeste é conhecida por suas belíssimas paisagens naturais, artesanatos, musicalidades e danças inigualáveis e, claro, por conta de sua culinária única.

 

A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, falecido em 2002.

 

E para os apaixonados pelo Nordeste em Curitiba, que sentem falta frequentemente da região como nós do Stereo Pop, separamos para comemorar a data 4 pontos grastronômicos na cidade com o melhor da culinária nordestina, para você se sentir em um pedacinho do Nordeste na capital paranaense:

 

 

Restaurante Nordestei
 

 

Um dos mais famosos restaurantes nordestinos da cidade, o “Nordestei” é um dos negócios do humorista Emerson Ceará. O ambiente é todo dentro da temática, você se sente no próprio Nordeste, com decoração e música ao vivo com grupos de música nordestina de Curitiba. O cardápio é um espetáculo à parte, destacamos as chapas de “Carne de Sol” e “Picanha de Sol”, a “Dobradinha”, a “Rabada”, três tipos de Cuscuz, entre eles “Carne Seca com Queijo”, os tradicionais caldos, como o “Caldo de Quenga”, “Caldo de Mocotó” e o “Caldo de Bêbado”. Das sobremesas vale conhecer o “Amor de Cangaceiro”, que é pudim de leite com sorvete. Das bebidas, o famoso drink da casa é o “Drink do Emerson Ceará”, com campary, laranja e calda de cereja, além de venderem a famosa garrafa de “Cajuína Nordestina”. Atende de terça a sábado, das 18h até 00h.


Av. Com. Franco, 2813 - Jardim das Américas
Instagram: @restaurantenordestei

 

 

 

Restaurante Continente Pernambucano
 

 

O restaurante serve comida caseira e com o sabor nordestino, bem como as tradicionais brasileiras. O tempero da Dona Zilda, pernambucana de Recife, é um dos diferenciais, que acolhe todos em qualquer garfada. Atualmente só fica aberto no almoço, com variado buffet e pratos a la carte, como “Cuscuz”, “Carne de Sol”, “Tapioca”, entre outras opções. De tarde também servem algumas das guloseimas à la carte. Destacamos a “Carne de Sol com Queijo Coalho”, os “Dadinhos de Tapioca”, o “Baião de Dois”, e, não podemos esquecer, de um dos mais comentados da casa, o “Bolo de Rolo”. O ambiente é acolhedor e “caseirinho”, mas você se sente em um típico restaurante no Nordeste. Atende de segunda a sábado, das 11h até 15h, mas pretende abrir em breve à noite.


Rua Prof. Ulisses Vieira, 1308 - Santa Quitéria
Instagram: @continentepernambucano



 

Mukeka Cozinha Brasileira
 

 

Ambiente agradável e sofisticado, serve pratos à la carte famosos da gastronomia brasileira, oriundos de várias regiões do país, principalmente do Nordeste. Entre as entradas, várias opções com frutos do mar, destacamos os “Dadinhos de Tapioca”. Nos pratos principais chamam a atenção as “Moquecas”, de “Peixe”, “Camarão”, “Camarão e Siri”, o “Baião de Dois com Ovo Frito”, para uma pessoa, além das Moquecas que servem duas pessoas. De sobremesa apostamos na “Ambrosia”, com crumble de café, e a “Cocada de Forno”, com baba de moça. A gastronomia da casa é maravilhosa e ganhadora de vários prêmios da cidade. Funciona de terça a sexta-feira, 11h até 22h, e, nos sábados e domingos, das 11h até 0h.


Rua Machado de Assis, 417 - Juvevê
Instagram: @mukekarestaurante

 



Pedacinho da Bahia
 


 

O Pedacinho da Bahia é uma das opções que ficam na Feirinha da Praça Osório, sem dúvida uma das mais democráticas gastronomias nordestinas da cidade. No cardápio o típico “Acarajé”, que também é servido em forma de porção, além do “Acarajé no Prato”, o “Cuscuz de Tapioca”, a “Carne de Siri” com vinagrete e farofa, entre outros pratos. Também circula pelas feiras do Água Verde, do Hugo Lange, da Praça da Ucrânia, do Batel e, aos domingos, na Feira do Largo da Ordem. Não tem como não sentir o gosto perfeito da Bahia, pois tudo é feito por mãos baianas. Na Praça Osório atendem de segunda a sábado, das 10h às 21h e, aos domingos, das 14h às 20h.

 

Feira de Primavera da Praça Osório
Instagram: @pedacinho.da.bahia

 

 

 

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM