Ana Cañas lança clipe pela despadronização dos corpos. Confira 'Tão Sua'

03/11/2019

A cantora e compositora Ana Cañas lança mais um clipe do disco TODXS (que está indicado ao GRAMMY Latino 2019 na categoria Melhor Álbum POP Contemporâneo), da música "Tão Sua".

O clipe reúne 13 mulheres que possuem belezas não padronizadas, colocando em pauta a sensualidade / sexualidade de corpos preteridos e do movimento Body Positive (ou "Corpo Livre" no Brasil).

Mulheres negras e gordas, gordas maiores, trans, mulheres com vitiligo, com paralisia corporal, uma mulher grávida, uma mulher com queimaduras pelo corpo (que tentou defender a mãe de um feminicídio), entre outras.

Histórias fortes de mulheres reais que juntas buscam desconstruir a idéia de que beleza possui um padrão.

O clipe foi dirigido por Mayara Efe, de 26 anos - mulher negra, gorda, LGBT e militante do body positive. "'Tão Sua' é sobre o feminino, sobre a descoberta da sensualidade em corpos femininos diversos, sobre se curtir e estar confortável no seu próprio corpo. Dirigir esse clipe foi sobretudo entrar em contato com a união de mulheres. A equipe foi composta por uma equipe 90% feminina e tivemos a participação de mais de 10 mulheres no casting. Cada uma foi essencial para a construção do trabalho final. Houve muita troca e sentimento em tudo. Estou ansiosa para que todos vejam."

Ana Cañas completa: "Um dos alicerces mais opressores da cultura patriarcal é o controle dos corpos e isso se estende da sexualidade feminina - sempre um tabu, à idéia de que "beleza" deve possuir um padrão. Isso contribui para que mulheres odeiem seus corpos, rejeitando suas marcas e idiossincrasias, constitutivas da personalidade e subjetividade inerentes à história de cada uma e de sua humanidade. Optei também por não participar do clipe - como mulher branca e magra (e privilegiada), fiquei muito feliz de acompanhar todas as gravações e observar atentamente como cada uma delas, as protagonistas, se relaciona com seu corpo e sensualidade. Foi muito transformador e tenho certeza que será para todxs que assistirem o clipe."

"Tão Sua"
possui direção, fotografia, direção de arte, produção, figurinos, maquiagem, preparação de elenco, edição, cor, finalização e still feitas por mulheres e também contou com estúdio e cenografia da Quilombo Produções, constituída apenas por pessoas negras.