Espaço de convivência no Festival de Curitiba é uma homenagem à Bibi Ferreira

01/04/2019

Uma das mais respeitadas atrizes, cantoras e compositoras brasileiras, Bibi Ferreira acaba de receber uma justa homenagem do Festival de Curitiba – o maior evento de artes cênicas do Brasil. Um espaço de convivência que receberá os artistas, produtores, diretores, jornalistas, autoridades e os executivos das empresas que apoiam o evento, foi inspirado na carreira da também diretora e leva o nome “Espaço Bibi Ferreira”.

O projeto foi um desafio para os designers Gustavo Fraga, Jordana Fraga e para a arquiteta Manuella de Fraga, irmãos e sócios-proprietários da 4F Interiores. “Recebemos o desafio da assessoria de imprensa do Festival de Curitiba e aceitamos na hora pelo que Bibi Ferreira representa para a arte brasileira, pelo desafio e pela importância do evento para a nossa cidade e, principalmente, para o teatro nacional”, explicam os profissionais.

O ambiente foi criado no Hotel Mabu Curitiba Business, localizado nos arredores do principal centro cultural da cidade, o complexo Teatro Guaíra. Com 60 m², o espaço estava desocupado e mantinha as características originais do projeto. Em apenas 10 dias, o trio de especialistas elaborou o conceito, dentro das necessidades do Festival de Curitiba, repaginou a estrutura e criou um projeto de design de interiores com uma ampla pesquisa das características, estilo de vida, shows e biografia de Bibi Ferreira. “Uma das cores de destaque que utilizamos no espaço é do vestido que ela usou no show da sua última turnê em Curitiba, por exemplo”, explica o designer Gustavo Fraga.

O Azul Veleiro destacado no espaço é uma das cores das Tintas Suvinil, bem como o Bege Cortiça. Todos os materiais de construção foram cedidos pelo Balarotti Materiais de Construção.

Na escolha dos móveis, os profissionais seguiram uma linha mais clássica, característica da própria homenageada. “No nosso levantamento de informações para o processo criativo soubemos que Bibi Ferreira não comprava móveis, gostava de reutilizá-los, ganhando muitas peças, sendo a maioria com design clássico”, explica a arquiteta Manuella de Fraga.

Todos os móveis e os tapetes escolhidos para o espaço são da Black Home Design, como a poltrona Luisiana, em couro marrom, exclusiva da marca. Os lustres pendentes e materiais de iluminação utilizados pela 4F Interiores no projeto são da marca curitibana Luna Luce.

A suíte foi dividida em três áreas, a Sala Bibi Ferreira, que conta com um lounge para reuniões, networking e interação entre os artistas; a Sala Festival de Curitiba, feita para a realização de cafés com a imprensa e confraternizações; e a Sala de Entrevistas, onde os principais veículos de comunicação da área cultural e de entretenimento do país fazem suas entrevistas exclusivas. A ambientação conta com obras do artista Mayrus Michel, que transformou imagens de Bibi Ferreira com recursos da pop art. Todos os quadros e molduras utilizados nas fotos cedidas pela família da homenageada e pelo fotógrafo Kraw Penas, que registrou o último show dela em Curitiba, são da Moldura Minuto. O espaço também recebeu a ornamentação de vasos, plantas e flores, produzidos pela Flora Sans Jardins.

A arquiteta Manuella de Fraga e os deisgner Jordana e Gustavo Fraga. Cred Daniel Sorrentino

“Como a suíte presidencial do Hotel Mabu Curitiba Business dispõe de um amplo banheiro, nós contamos com a ajuda da Vidraçaria Irmãos Bosa para a produção de um grande espelho. Os produtos em embalagens clássicas da Mels Brushes deram um toque charmoso ao ambiente”, explica Jordana Fraga, acrescentando que acessórios foram cedidos pela Docol Metais.

Toda a obra foi conduzida pelo profissional Nestor Chicora, com a colaboração de Ewerton Martins na condução do projeto.

O Espaço Bibi Ferreira está disponível para os artistas, diretores e produtores do Festival de Curitiba, bem como para a imprensa especializada, durante o período de 26 de março até 7 de abril, no 10º andar do Hotel Mabu Curitiba Business. Acompanhe as informações sobre o Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais oficiais, no Facebook @festivaldecuritiba, no Intagram @festivaldecuritiba e Twitter @fest_curitiba.

Cred fotos - Daniel Sorrentino