Diretor do Olhar de Cinema representará o Brasil em homenagem no Marché du Film, durante o 78º Festival de Cannes

04/05/2025

Capa - Antônio Gonçalves Júnior, diretor do Olhar de Cinema - Cred Walter Thoms

Marché du Film, o maior mercado internacional da indústria cinematográfica, revelou que o Brasil será o homenageado em sua edição 2025, que ocorre de 13 a 21 de maio, durante o 78º Festival de Cannes. A homenagem visa destacar a vitalidade da indústria audiovisual brasileira, seus talentos criativos e seu compromisso com a cooperação internacional. 

Foram anunciados 10 produtores brasileiros que representarão o país durante a edição, cuja participação foi organizada pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e da Embaixada do Brasil em Paris, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (apex Brasil).

Entre eles, está o diretor da produtora curitibana Grafo AudiovisualAntonio Gonçalves Jr. e um dos idealizadores de importantes festivais que disseminam a sétima arte, como o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, dedicado ao cinema independente mundial, e o Cinenaguá - Festival de Cinema de Paranaguá, que leva grandes produções do cinema, entre clássicos e contemporâneos, para exibições gratuitas em áreas de baixo acesso. 

“Ser selecionado para representar o nosso país no maior mercado audiovisual do mundo é uma alegria enorme! A gente trabalha muito para contar histórias que nascem aqui, no Brasil, e poder levá-las para um espaço como o Marché du Film é a chance de mostrar que elas têm potência para dialogar com o mundo. Mais do que uma honra pessoal, é uma oportunidade de estreitar parcerias e coproduções que valorizem o nosso cinema e a cultura brasileira”, comenta o produtor. 

Os selecionados farão parte de uma programação voltada à internacionalização e conexão com o mercado global, com acesso a encontros estratégicos, pitchings, sessões de networking e paineis com players internacionais com foco na viabilização de parcerias e coproduções, assim como mostras de trabalhos em andamento de filmes e documentário.

Formado em Comunicação Social pela UEL, Especialista em Comunicação e Cultural pela UTFPR e bacharel em Cinema e Audiovisual pela FAP, Antonio Gonçalves Jr. já assinou a produção de diversas produções, como “Deserto Particular”, “Jesus Kid”, “A Mesma Parte de um Homem”, “Ferrugem”, “A Fábrica”, entre outros.

A escolha do Brasil como País de Honra, além de coincidir com a Temporada Cultural Brasil-França, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, também é uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias, promover a cinematografia nacional e ampliar o alcance das produções brasileiras no mercado internacional. 

“Ver o Brasil como País de Honra em Cannes é um reconhecimento da força criativa e da diversidade do nosso audiovisual. É uma chance de mostrar ao mundo o que temos produzido com tanto talento e resiliência, e de fortalecer pontes para que nossas histórias cheguem ainda mais longe”, finaliza Antonio Gonçalves Jr.

Quem também integra a delegação brasileira no Marché du Film 2025 são os produtores Camilo CavalCanti (Clariô FIlmes), Diogo Dahl (Coqueirão Pictures), Ivan Carlos de Melo (CUP Filmes), Rafaella Costa (Manjericão Filmes), Gustavo Gontijo (O2 Filmes), Adrien Muselet (Paris Entretenimento), Dora Amorin (Zebra Filmes), Fernanda Thurann (Brisa Filmes) e Juliana Capelini (Conspiração).

Mais informações no site oficial. 

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM