Espetáculo infantil ''Histórias na Terra – Ciclo Tukula'' circula por Curitiba com apresentações gratuitas
29/08/2025

Com elementos da tradição oral afro-indígena, música e poesia, o projeto “Histórias na Terra – Ciclo Tukula” apresentará várias sessões em dez regionais da cidade de Curitiba, com arte, memória e ancestralidade.
Além de uma apresentação gratuita e aberta ao público, no próximo sábado (30), 15h, no Centro Cultural Teatro da Vila, no CIC, dentro do programa “Sabadou na Vila!”, também ocorrerão atrações em escolas da rede pública de ensino, centros de assistência social e espaços culturais do município. A atração é indicada para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental 1 e conta com duração média de 50 minutos.
No espetáculo, quem conduz a contação de histórias e as canções afro-indígenas é a artista Kamylla dos Santos que, com seus pés firmados no “Cosmograma Bakongo” - tipo de símbolo central da religião bakongo em que representa o mundo físico e espiritual -, além de suas mãos na terra (um dos quatro elementos na natureza), convida as crianças a plantarem sementes de girassol ao final da apresentação, tendo também como condutor e contador de histórias o dramaturgo Marcel Malê, em que propõe um mergulho nos saberes da diáspora africana e dos povos indígenas do Brasil, oferecendo experiências artísticas que fortalecem o respeito à diversidade étnico-racial e estimulam a valorização da natureza pelas crianças.
O principal elemento cênico da atração é um “móvel circular”, que é preenchido com terra, que se transforma em um espaço de criação e interação, em que as crianças, dispostas em rodas, também podem se relacionar diretamente com esse elemento, símbolo de vida, ancestralidade e memória. Além de trazer narrativas que celebram a herança africana e indígena na formação cultural do Brasil, o projeto atua como ferramenta pedagógica e de representatividade, dialogando com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
As apresentações ainda incluem reflexões sobre a crise climática, destacando a importância da preservação da terra, da água e das sementes crioulas. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba, por da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Ficha Técnica:
Realização, contação de histórias e direção de produção: Kamylla dos Santos (@kamyngoma)
Direção e dramaturgismo: Marcel Malê (@marcelmaleszymanski)
Produção Executiva: Maycon Souza (@maycon.ojukialoki)
Assistência de produção: Lari Maris (@larissaamaris)
Libras: Jéssica Nascimento ( @jelibras.nasci )
Apoio: Grupo Baquetá e Sustenido Produções (@grupo_baqueta)
Assessoria de Imprensa: A Cena Comunica ( @acenacomunica)