Indicado ao Prêmio Shell, espetáculo ''Kafka e a Boneca Viajante' terá curta temporada em Curitiba

26/04/2024

Capa - Cred Flavia Canavarro

De 3 a 5 de maio, Curitiba recebe o espetáculo "Kafka e a Boneca Viajante" que passa pela cidade em curta temporada com apresentações no Teatro Bom Jesus, localizado na R. 24 de Maio, 135, Centro. 

A montagem, que já foi vista por mas de 17 mil pessoas no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasílio, Belo Horizonte, São Luís e Porto Alegre, chega na capital paranaense com dramaturgia de Rafael Primot, direção de João Fonseca e direção musical de Tony Lucchesi.

 

Inspirado no livro de mesmo nome do escritor catalão Jordi Sierra i Fabra, "Kafka e a boneca viajante" conta com Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska no elenco. 

Referência obrigatória na literatura mundial do século XX, o escritor Franz Kafka (1883-1924) teria vivido, já no fim da vida, uma história curiosa. Ao caminhar por uma praça perto de sua casa, encontrou uma menina que chorava por ter perdido sua boneca. Sensibilizado pelo sofrimento da criança, ele passou a escrever cartas à menina como se fossem enviadas pela boneca, em que descrevia suas incríveis aventuras pelo mundo. A bela e intrigante história já foi contada em livros, contos e peças, mas até hoje não há provas de que realmente tenha acontecido – as cartas jamais foram encontradas, tampouco a dona da boneca.

A narrativa não linear reforça o ritmo ágil do espetáculo, alternando passado, presente e futuro, assim como a realidade vivida pelo Sr. K (Kafka, vivido por André Dias), sua esposa Dora (Lilian Valeska) e a menina Rita (Carol Garcia) é atravessada pelo mundo ficcional das cartas, onde Brígida, a boneca interpretada por Alessandra Maestrini, indicada em São Paulo ao Prêmio Shell de melhor atriz, ganha vida. A metalinguagem é outro recurso utilizado, como explica João Fonseca: “O jogo cênico proposto pela dramaturgia do Rafael tem uma agilidade e eu entendi que tinha que fazer uma brincadeira teatral, com os atores se arrumando em cena, se maquiando, lembrando que é um jogo, uma brincadeira. É um combinado, um faz de conta que todos, inclusive a criança, sabe que não é real”. Na construção da mise en scène, destaca-se também o trabalho de direção de movimento de Márcia Rubin, em especial da personagem de Maestrini.

“Quando Felipe me procurou com a ideia de adaptar o livro do Jordi, eu já conhecia a história das cartas. O livro é curto, voltado ao público infanto-juvenil e conta essa história de uma maneira simples. O desafio foi fazer um espetáculo um pouco mais profundo, levando para o universo adulto. E aí resolvi trazer elementos da vida de Kafka para a história da própria garota, coisas que o escritor passou na infância dele, como a relação conturbada com o pai. E também referências a seus livros”, explica Rafael Primot.

A montagem, que tem patrocínio da BB Seguros, foi idealizada pelo empreendedor cultural Felipe Heráclito Lima, produzida por Maria Angela Menezes e Amanda Menezes e conta com duas indicações ao Prêmio Shell (Melhor Atriz - Alessandra Maestrini / Melhor Figurino - João Pimenta) e seis ao Prêmio APTR.

Os ingressos para a curta temporada de "Kafka e a Boneca Viajante" no Teatro Bom Jesus estão disponíveis pelo Disk Ingressos com valores a partir de R$19,50 (meia-entrada plateia popular) + taxa adm.

FICHA TÉCNICA:

Alessandra Maestrini - Brígida, a boneca

Carol Garcia - Rita, a menina

André Dias - Sr. K (Kafka), soldadinho de chumbo

Lilian Valeska - Dora, Gaivota

Dramaturgia - Rafael Primot

Direção - João Fonseca

Direção musical - Tony Lucchesi

Direção de movimento - Marcia Rubin

Artes gráficas - Carlos Nunes

Programação visual – Beto Martins

Cenário - Nello Marrese

Iluminação - Paulo Cesar Medeiros

Figurino - João Pimenta

Visagismo - Everton Soares

Fotos - Ale Catan

Assessoria de Imprensa – Leila Grimming

Mídias sociais – Jessica Christina  

Idealização - Felipe Heráclito Lima

Direção de produção - Amanda Menezes

Coordenação de Produção - Maria Angela Menezes

Produção Executiva – Isabela Reis

Assistência de produção – Anna Carolina Camelo

Administração - Sevenx Produções Artísticas

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM