CRÍTICA - 'Turma da Mônica - Laços' - Gostinho de infância do começo ao fim

26/06/2019

Nesta quinta-feira (27), a adaptação live action da Turma da Mônica chega aos cinemas de todo o Brasil.

Com direção de Daniel Rezende (“Bingo: O Rei das Manhãs”), o longa leva o nome “Turma da Mônica: Laços” e é inspirado na graphic novel de mesmo nome, escrita por Lu Caffagi e Vitor Caffagi, que por sua vez foi baseado nos personagens de Maurício de Sousa.

O enredo gira em torno do desaparecimento do Floquinho. Cebolinha precisará contar com a ajuda de seus amigos Mônica, Magali e Cascão para encontrar o seu fiel companheiro.

Confira o trailer:

O resultado da produção é uma adaptação fiel, repleta de referências ao universo dos gibis, capaz de tocar a criança interior do adulto mais rabugento do cinema.

O elenco infantil não poderia ser outro. Kevin Anderson Vechiatto da Silva (Cebolinha), Laura Csch Rauseo (Magali), Giulia Barreto Benite (Mônica) e Gabriel Moreira Martins (Cascão) conseguiram desenvolver personagens que vão muito além da aparência física e das frases de efeito dos quadrinhos, passando por temas como bullying, empoderamento, superações, amizade e o primeiro amor.

O clima nostálgico é evidente e constante, apostando em uma ambientação meio anacrônica, que não situa especificamente o período temporal e deixa o 'gostinho de infância' ainda mais presente.

Graphic Novel "Turma da Mônica - Laços"

O diretor Daniel Rezende, que já foi indicado ao Oscar de Melhor Edição por "Cidade de Deus", tomou todo o cuidado para dar vida a todos os detalhes da graphic novel, com diálogos idênticos, enquadramentos e as piadinhas. Tudo isso, enquanto as crianças partem para uma jornada ao desconhecido, em que terão que aprender a lidar com a peculiaridade de cada um e trabalhar em equipe.

NOTA: 9/10

O elenco ainda conta com Mônica Iozzi, Paulo Vilhena, Rodrigo Santoro e com a participação especial do próprio Maurício de Sousa.

Dá uma olhada no minuto inicial de "Turma da Mônica - Laços" liberado pela Paris Filmes:

Pré-estreia em Curitiba

O Stereo Pop foi convidado para a pré-estreia do longa em Curitiba, que ocorreu na última semana nos cinemas UCI do Shopping Estação.

Pré-estreia "Turma da Mônica Laços" no Shopping Estação - Crédito Alexandre Ferreira

O evento contou com a presença do elenco infantil, Kevin Anderson Vechiatto da Silva (Cebolinha), Laura Csch Rauseo (Magali), Giulia Barreto Benite (Mônica) e Gabriel Moreira Martins (Cascão), acompanhados pelo diretor Daniel Rezende.