Aclamado espetáculo ''Djavan - O Musical: Vidas Para Contar'' tem sessões em Curitiba nos dias 7 e 8 de novembro
22/10/2025

Nos dias 7 e 8 de novembro, às 20h, o Teatro Guaíra recebe o comentado espetáculo “Djavan - O Musical: Vidas Para Contar”, uma celebração da vida e obra de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.
A montagem, que passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo com sucesso de crítica e público, combina música, teatro e dança para retratar episódios pessoais e profissionais de Djavan, abordando momentos decisivos e os caminhos trilhados pelo artista alagoano ao longo dos tempos.
“Djavan é um dos maiores gênios da música brasileira de todos os tempos e sua obra merece ser contada nos palcos, não só por sua poesia e musicalidade, mas também por servir como inspiração e sinônimo de perseverança e determinação. Nossa obra quer levar ao público um espetáculo pulsante, cheio de brasilidade e emoção”, comenta Gustavo Nunes, idealizador do musical.
Com cerca de duas horas de duração, a obra, que transita entre samba, jazz, pop e ritmos afro-brasileiros, tem direção musical assinada por Fernando Nunes e João Viana, filho de Djavan, músicos com vasta experiência no cenário musical brasileiro. Fazem parte do espetáculo, canções como “Pétala”, “Correnteza”, “Meu Bem Querer”, “Um Amor Puro”, “Se…”, “Flor-de-Lis”, entre outros.
Aclamado espetáculo musical sobre vida e obra de Djavan chega a Curitiba no Teatro Guaíra - Cred André Wanderley
Quem dá vida ao cantor e compositor é o artista mineiro Raphael Elias, que foi selecionado entre 250 profissionais para interpretar o ícone brasileiro em diferentes fases da vida. Negro, vindo do interior de Minas, Elias trilhou um caminho artístico movido pela paixão e incentivado pela mãe, enfrentando desafios financeiros e estruturais para ocupar seu primeiro papel de destaque em uma grande produção nacional.
“Djavan é Djavan. Ele é de todos, ele é samba, ele é forró, ele é Gonzaga, ele é jazz. Falar de um artista nordestino, negro, vivo, é uma responsabilidade enorme, mas também é uma alegria sem tamanho. A gente está construindo essa história com muito respeito e com liberdade cênica, mas também com cuidado para que cada detalhe, cada sotaque, cada música fale a verdade dele”, explica o diretor artístico João Fonseca.
O elenco ainda reúne intérpretes que transitam por diversos personagens ao longo da narrativa, representando figuras da vida pessoal de Djavan, assim como outros grandes nomes da música brasileira. São eles: Marcela Rodrigues, Ester Freitas, Alexandre Mitre, Luísa Viana, Aline Deluna, Erika Affonso, Gab Lara, Tom Karabachian, Valerie Gondim, Milton Filho e Douglas Netto.
Aclamado espetáculo 'Djavan - O Musical' vem a Curitiba com apresentações no Teatro Guaíra - Cred Divulgação
Com idealização de Gustavo Nunes, direção artística de João Fonseca e texto de Patrícia Andrade e Rodrigo França, “Djavan - O Musical: Vidas Para Contar” é uma produção da Turbilhão de Ideias e é uma realização da Nove Produções. A apresentação é do Ministério da Cultura e da CAIXA Vida e Previdência, com apoio da CAIXA Seguridade.
Os ingressos estão à venda pelo Olha o Ingresso e podem ser adquiridos com valores que variam de R$25 a R$220 (de acordo com o setor) + taxa adm. A produção local é da Polarize Entretenimento. Mais informações no perfil oficial do espetáculo no Instagram: @djavanomusical.
Ficha Técnica
Idealização: Gustavo Nunes
Texto: Patricia Andrade e Rodrigo França
Direção Artística: João Fonseca
Direção Musical: João Viana e Fernando Nunes
Coreografia e Direção de Movimento: Marcia Rubin
Iluminação: Daniela Sanchez
Cenografia: André Cortez
Figurino: Karen Brusttolin
Arranjos e Preparação Vocal: Jules Vandystadt
Designer de Som: João Paulo Pereira
Visagismo: Sidnei Oliveira
Produção de Elenco: Ciça Castello
Coordenação de Produção: Anna Sant´Ana
Coordenação de Marketing: Rodrigo Medeiros
Produção: Turbilhão de Ideias
Realização: Nove Produções
Elenco: Aline Deluna (Maria Bethânia e múltiplos papéis); Alexandre Mitre (Djacir -irmão mais velho de Djavan, e múltiplos papéis); Douglas Netto (João Mello e múltiplos papéis); Luísa Viana (Aparecida e múltiplos papéis); Ester Freitas (Djanira (mãe de Djavan) e múltiplos papéis); Erika Affonso (Alcione e múltiplos papéis); Gab Lara (hico Buarque e múltiplos papéis); Marcela Rodrigues (Dona Virgínia e múltiplos papéis); Milton Filho (Elegbara e múltiplos papéis); Raphael Elias (Djavan); Tom Karabachian (Caetano Veloso e múltiplos papéis); e Walerie Gondim (Gal Costa, Rafaela e múltiplos papéis).