'Hotel Mariana', produção inspirada nas histórias dos sobreviventes da tragédia de Mariana (MG), ganha data de estreia e exibição gratuita

17/11/2020

Créd fotos - Willian Prado

Cinco anos após o maior crime ambiental do país, o espetáculo Hotel Mariana ganha versão para as telas e tem pré-estreia confirmada com exibições gratuitas entre os dias 19 e 26 de novembro, as 20h, no YouTube. Criado a partir de relatos reais coletados uma semana após a tragédia, por Munir Pedrosa, idealizador e diretor do projeto, Hotel Mariana concorreu ao Prêmio Shell de Teatro.

Sinopse - Eram quase três e meia da tarde de 5 de novembro de 2015, um dia quente, como de costume no vale do Rio Doce, quando a barragem de rejeitos de minérios de Fundão, em Mariana-MG, com cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa, rompeu-se sobre os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Depoimentos perturbadores e surpreendentes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham. Da criança do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista de direitos humanos à aposentada que escreve poemas, somos convidados a escutar os sobreviventes que, com suas histórias, traçam um panorama político, histórico e cultural do nosso país.

Para criar o filme, Munir retornou a Mariana em 2017 e reencontrou as mesmas pessoas que conversou na semana da tragédia. No filme, os atores assumem os depoimentos de 2015 e as vítimas reais são reveladas com a narrativa inédita colhida em 2017.

Além da exibição do filme, o projeto também prevê uma oficina sobre verbatim, gênero de teatro documentário usado no espetáculo e adaptado para o filme. As oficinas ocorrem entre 27 e 30 de novembro, das 19 às 20h30, com inscrições gratuitas pelo e-mail: hotelmarianaofilme@gmail.com.