Primeira edição do Festiva CineRio ocorre de forma online e gratuita nos dias 16 e 17 de outubro

15/10/2021

Filme capa - "De Pernas Pro Ar 3" - Cred Divulgação/Paris Filmes

Nos dias 16 e 17 de outubro, ocorre a primeira edição do Festival CineRio, um festival que tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o mercado atual de cinema no Brasil.

A edição ocorre de forma online e gratuita e conta com a exibição de grandes sucessos nacionais, seguidos de debates com importantes distribuidoras, responsáveis por levar os títulos às salas, sendo Downtown Filmes, Paris Filmes e Galeria Distribuidora. Democratizar o acesso à arte e atrair tanto cinéfilos quanto novos públicos, formando plateias, também passa por mostrar todo o processo que acontece antes de um filme ser exibido – da criação do roteiro à logística de entrega das obras, expor os processos de distribuição e promover conversas entre o próprio setor para se buscar convergências de ideias e soluções.

“A sétima arte possui uma magia que encanta a todos. A grande maioria das pessoas só é apresentada ao produto final exibido nas salas de cinema. Antes disso, existe uma infinidade de pessoas, aparelhos, tecnologias, locações e muito mais”, diz Amanda Lima, idealizadora do festival ao lado de Mônica Varella. “O Festiva CineRio é um projeto moderno que junta numa mesa virtual representantes do mercado de distribuição dos filmes nacionais para trazer ao público detalhes e informações curiosas de como funciona a sofisticada “engrenagem” deste mercado, que a grande maioria nem sequer imagina ou tem contato”, complementa Mônica.

Durante o evento, serão exibidos de forma gratuita os longas-metragens “Fala Sério, Mãe!” (Distribuidora: Downtown Filmes), “De Pernas pro Ar 3” (Distribuidora: Paris Filmes), “Cinderela Pop” (Distribuidora: Galeria Distribuidora) e “Todas as Canções de Amor” (Distribuidora: Galeria Distribuidora).

Os filmes serão exibidos online, pelo Vimeo. O público interessado fará um cadastro na página https://festivacinerio.espacoz.com.br/ e receberá um e-mail com o acesso ao conteúdo gratuito do Festiva.

Entre os dois filmes de cada dia haverá uma mesa virtual, com a mediação da jornalista, apresentadora e redatora com mais de 24 anos em cinema, Renata Boldrini, com participações de especialistas e representantes das Distribuidoras para debater as necessidades da sociedade moderna atual, a diversidade, a singularidade, a inovação e de como o mercado se adequa a este cenário. Entre os especialistas, estão confirmados o jornalista e pesquisador Pedro Butcher, além da presença cativa da Filme B, maior portal sobre mercado de cinema no Brasil, através do diretor Paulo Sérgio Almeida, e o editor Fabiano Ristow. A cada encontro virtual, representantes das mais importantes distribuidoras contribuirão com o ponto de vista do fazedor e articulador nos debate sobre temas como “A indústria do audiovisual no pós pandemia”; “Campeão de crítica ou campeão de bilheteria”, “Quais os caminho do filme até a Distribuição?”; “Como as Distribuidoras selecionam os filmes para investir?”, entre outros. O evento contará com intérpretes de Libras.

O Festiva CineRio conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc, idealização e produção da AR2 Produções e Mônica Varella Produção, coordenação e realização da Espaço/Z, com apoio da Downtown Filmes, Paris Filmes, Galeria Distribuidora, Telecine e MNiemeyer.