''Meu Nome é Gal'' chega aos cinemas no dia 12 de outubro

28/09/2023

Capa - Cred Imagem do Filme/Divulgação

 

Gal Costa sempre será um dos nomes mais importantes da música brasileira. Foram 57 anos de carreira musical, mais de 30 álbuns e diversos prêmios e parte dessa trajetória poderá ser vista no longa "Meu Nome é Gal". 

 

Protagonizado por Sophie Charlotte e dirigido por Dandara Ferreira e Lô Piliti, a produção traz a história de Gracinha - como era conhecida antes de ser tornar Gal Costa - que se muda para o Rio de Janeiro, onde se junta aos companheiros de vida Caetano Veloso (Rodrigo Lelis), Maria Bethânia (Dandara Ferreira), Gilberto Gil (Dan Ferreira) e Dedé Gadelha (Camila Mardila). 

 

Assista ao trailer: 

 

Sinopse oficial: "Meu Nome é Gal" acompanha de perto e de dentro o breve e efervescente momento da Tropicália, o principal movimento da contracultura no Brasil, responsável pela maior mudança musical e comportamental que o país já viveu. Gal Costa foi a principal voz feminina do Tropicalismo mas, para isso, precisou se libertar das amarras de uma timidez que quase a impediu de seguir sua vocação inequívoca. Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa transformou a música brasileira e também toda uma geração, principalmente de mulheres. O filme mostra como ela e seus companheiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Jards Macalé, Tom Zé e Wally Salomão, ainda muito jovens, enfrentaram a dificuldade de serem tão vanguardistas em meio ao conservadorismo e à violência impostos pela ditadura militar no Brasil.

 

O elenco ainda conta com Luis Lobianco, Chica Carelli e George Sauma.

 

A produção é da Paris Entretenimento e Dramática Filmes, em coprodução com Globo Filmes, Telecine e California Filmes. A distribuição é da Paris Filmes, com codistribuição da SPCine e da Secretaria Municipal da Cultura. 

 

 

Com 57 anos de carreira musical, Gal Costa soma mais de 30 álbuns e diversos prêmios, entre eles o Grammy Latino à Excelência Musical, recebido pelo conjunto de sua obra. Seus sucessos atemporais e que são parte da cultura nacional fazem parte da trilha sonora do filme. “Meu Nome é Gal”, canção composta por Erasmo e Roberto Carlos em 1969, assim como o vasto repertório da cantora, “Baby”, “Divino Maravilhoso”, “Eu Vim da Bahia”, “Alegria, Alegria”, “Coração Vagabundo”, “Mamãe, Coragem”, “Vaca Profana”, “Festa do Interior”, entre outras. ganham destaque no filme.

 

Gal Costa morreu em São Paulo no dia 9 de novembro de 2022.

 

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM