Concerto de pianos apresenta no Teatro Paiol obra de John Cage, icônico teórico musical e compositor vanguardista

24/10/2023

Créd. Gabriel Stocchero

Finalmente Curitiba irá receber a turnê da revolucionária obra do norte-americano John Cage (1912 – 1992), ‘Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado’, das pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo. O concerto, com duração de 70 minutos, será apresentado dias 26 e 27 de outubro (quinta e sexta), às 20h, no Teatro Paiol
(
Rua Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho). Serão as últimas apresentações da turnê que já passou por cidades como: Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).


Parafusos (de diferentes tipos e tamanhos), porcas, pedaços de plástico e borracha colocados milimetricamente entre as cordas de um piano de cauda fazem parte da complexa preparação para esta execução. A direção musical é da pianista e professora Vera Di Domênico.


Composta entre 1946 e 1948 com 16 sonatas e 4 interlúdios, a obra raramente é executada na íntegra em público. Grace e Lilian, integrantes do Coletivo Pianovero, foram as primeiras e únicas pianistas da América do Sul a gravarem a composição por inteiro, ao vivo. O feito inédito das brasileiras com o álbum ‘Preparado em Curitiba – John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado’ foi lançado em janeiro de 2012, na 30ª Oficina de Música de Curitiba e no mês seguinte em Darmstadt, na Alemanha, no evento ‘Tage für Neue Musik’. De lá para cá o duo fez diversas apresentações no Brasil.

 

A obra, uma das mais representativas do repertório erudito do século XX, revela a identificação de Cage com o pensamento indiano e dialoga com sonoridades das orquestras de gamelão da Indonésia.

 

A preparação do piano, que demora de duas a três horas para ficar pronto conforme as precisas indicações feitas por Cage, as quais chamou de ‘bula’, no caderno das partituras impressas da obra, é o grande desafio do trabalho. O autor especificou não só o material a ser utilizado, de acordo com a característica de cada tecla, mas a localização e a distância entre elas e os objetos.

 

 

“Pode não parecer, mas tudo é feito com muita técnica. As partituras foram escritas de forma tradicional. Não há nada de improviso, os fundamentos são muito sólidos”, conta a diretora.


 

Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, de John Cage, pelas pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres, está com ingressos disponíveis pelo Sympla, com valores a partir de R$ 5 (meia entrada), mais taxa. A classificação é livre.


Confira no Youtube a abertura de "Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado", de J. Cage, por 

Lilian Nakahodo, em apresentação no SESC Vila Mariana, em São Paulo:
 

 

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM