Novo espetáculo de Diego Fortes tem apresentações gratuitas no Miniauditório do Teatro Guaíra

29/11/2024

Capa - Cred Eika Yabusame

De 5 a 22 de dezembro, de quinta-feira a domingo, o espetáculo "Uma Juventude Fascinante" tem apresentações gratuitas no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra), em Curitiba. 

Com humor ácido e uma trama envolvente, a peça explora o choque geracional e oferece uma visão crítica da sociedade chilena, trazendo paralelos com o Brasil e outros países da América do Sul, abordando temas como educação e relações de poder.

Originalmente intitulada "Clase", em  Espanhol, o espetáculo estreou no Chile em 2008 e é o segundo texto do aclamado dramaturgo chileno Guillermo Calderón, com tradução e direção de Diego Fortes no Brasil. A primeira incursão de Fortes na obra de Calderón foi em Dezembro, montagem que estreou na Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba em 2019.

A montagem se passa em uma sala de aula em Santiago, onde uma única aluna (Gabriela Freire) comparece à aula, enquanto seus colegas participam de uma manifestação estudantil. Pronta para apresentar sua dissertação sobre Buda, ela se depara com um professor deprimido e implacável (Leandro Daniel), resultando em um confronto de ideias sobre a vida, futuro e mudanças. 

As apresentações de "Uma Juventude Fascinante" ocorre às 19h30, às quintas, sextas e domingos; e às 17h e às 19h30, aos sábados. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão no próprio teatro. O Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra) fica localizado na R. Amintas de Barros, Centro. 

As apresentações dos dias 7 e 14, às 19h30, contam com interpretação simultânea em Libras para garantir a acessibilidade e inclusão do público surdo.

 

FICHA TÉCNICA
Texto: Guillermo Calderón
Tradução e Direção Geral: Diego Fortes
Elenco: Leandro Daniel Colombo e Gabriela Freire
Iluminação: Nadja Naira
Cenografia: Guenia Lemos
Figurino: Amábilis de Jesus
Música Original: Gilson Fukushima
Direção de Produção: Gilmar Kaminski
Produção Executiva: Dânatha Siqueira
Operação de Luz: Semy Monastier
Operação de Som: Diego Fortes
Intérprete Libras: Taé Libras e Cultura
Registro audiovisual: Lídia Ueta
Comunicação: Platea Comunicação e Arte
Design: Blanc.ag
Foto: Eika Yabusame
Realização: A Armadilha Cia de Teatro
Produção: Flutua Produções
Incentivo: IOP
Apoio: Padaria América, Lavanderia Blanche, No Quina Cozinha Brasileira, Divino Maravilhoso, Quintal do Monge, Mafalda Café e Bistrô, Biblioteca Pública do Paraná e Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.
Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

 

@STEREOPOPCURITIBA NO INSTAGRAM